Dia da equoterapia em Perolândia

Aconteceu em Perolândia o Dia da Equoterapia na ultima quarta-feira(09), esse Projeto que presta atendimento às crianças carentes, jovens e adultos com necessidades especiais.

Desta forma, o Senar/GO conta com parcerias para o desenvolvimento de atividades em que se utiliza o cavalo no contexto biopsicossocial e educacional para atender esse público.

”Quem trabalha com cavalos tem que ter sensibilidade apurada”, afirma o representante do SENAR Goiás Nelio Lima, no encontro do dia da Equoterapia em Perolândia, e ainda também ressaltou a importância dos parceiros e instrutores da Prefeitura de Perolândia, que trabalham para que o programa de equoterapia aconteça no município.

Os Fisioterapeutas da Prefeitura Dr. Bruno Dib e a Dr. Juliana salientaram, que a prática como recurso terapêutico requer atenção e o cuidado de adquirir ainda cavalos com perfil para a equoterapia, observar medidas de segurança e aplicar conceitos básicos e essenciais de equitação, para pode prosseguir com o trabalho em perfeita evolução aos pacientes da Programa, e com ensejo explicou qual é o publico alcançado, a equoterapia é indicada para pessoas com disfunção motora, cognitiva, sensorial e /ou psicológica, não como terapia substitutiva, mas sim como um recurso que tem como objetivo primordial potencializar o processo de reabilitação e habilitação.

A necessidade de proporcionar uma técnica que torne o tratamento agradável, efetivo e de melhor aceitação por parte das crianças ou adultos com necessidades especiais e que permita a continuidade através da prática desportiva, proporcionando na equoterapia uma forma alternativa de tratamento, que tem como objetivo responder aos anseios e limitações dos demais métodos de tratamento.

O evento contou como parceiros, como a Secretaria Municipal de Assistência e Promoção Social, Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de educação.